DICAS

Milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todos os anos com uma série de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, arteriosclerose, diabetes e vários tipos de câncer e, assustadoramente, a cada ano este número aumenta.

Estudos científicos mais recentes comprovam que há uma relação direta entre a dieta moderna e do aumento do número de casos, uma vez que o ponto em comum entre o surgimento de todas estas doenças está no que chamamos de estresse oxidativo.

O QUE É ESTRESSE OXIDATIVO? O QUE SÃO RADICAIS LIVRES?

Os radicais livres são um subproduto de quase todas as reações bioquímicas, quando respiramos, digerimos, trabalhamos estamos constantemente produzindo radicais livres, substâncias que geram danos celulares e envelhecem nossas células.

Normalmente, nosso corpo consegue combater estes sob controle com antioxidantes produzidos endogenamente, nutrientes e fitoquímicos vindos de uma boa alimentação.

Acontece que a exposição excessiva a contaminantes alimentares, pesticidas, stress, deficiência na ingestão de antioxidantes na alimentação geram um desequilíbrio neste sistema de defesa gerando um estado conhecido como stress oxidativo.

O stress oxidativo é conhecido como causador de mais de por ser causador de mais de 200 diferentes estados de doença como doenças neurológicas, autoimunes, diabetes e câncer. Além disso, ele contribui para o envelhecimento, infertilidade e para afetar a aparência e cicatrizes da pele.

UMA BOA ALIMENTAÇÃO TEM O PODER DE PREVENIR DOENÇAS COMO CÂNCER, OSTEOPOROSE, DIABETES, PARKINSON, ALZHEIMER E OUTRAS?

Nós podemos controlar este estado de estresse oxidativo comendo e vivendo de maneira saudável, reduzindo stress, praticando atividades físicas regulares, priorizando comidas naturais, orgânicos e dando um suporte de fitoquímicos (substâncias antioxidantes capazes de proteger nossas células e fortalecer nossa imunidade), através de uma boa alimentação, uso de alimentos funcionais e chás. Além disso uma boa alimentação previne um estado de inflamação, grande causador da maior parte das doenças.

QUAIS ALIMENTOS SÃO INDICADOS PARA PREVENIR O CÂNCER?

O câncer se multiplica em meio ácido, em um corpo inflamado e com excesso de stress oxidativo.

Portanto uma alimentação orgânica, livre de carboidratos refinados, com menos carne vermelha, menos gordura saturada, mais orgânica e colorida (rica em fitoquímicos e substâncias antiinflamatórias) é ideal na prevenção e tratamento do paciente oncológico. Alimentos como açafrão, brócolis, couve, própolis, gengibre, frutas vermelhas (como a jabuticaba e o açaí) são essenciais na alimentação diária de quem deseja tratar e prevenir o câncer.

E PARA PREVENIR O ALZHEIMER? E O PARKINSON?

Existem diversos estudos científicos que apontam uma relação entre o excesso de açúcar e alimentos inflamatórios e o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Alzheimer, Parkinson, depressão, entre outras. Esses e vários outros problemas, segundo Dr David Perlmutter (renomado neurologista americano e escritor de A Dieta da Mente), surgem devido ao alto potencial inflamatório dos itens com glúten, como pães, bolos, biscoitos e cerveja. Essa relação entre carboidrato (açúcar) e distúrbios cognitivos é tamanha que o neurologista não teme dizer que o Alzheimer é, na verdade, um novo tipo de diabetes. A glicose alta estimula inflamações na corrente sanguínea gerando produtos de glicação que se tornam letais para a degeneração do cérebro e seu funcionamento.

Portanto adotar uma alimentação com redução de carboidratos, glúten e rica em gorduras boas (como por exemplo castanhas, azeite, sementes, abacate, coco e peixes), cuidar do equilíbrio de bactérias boas intestinais (microbiota intestinal) e antioxidantes podem contribuir na prevenção e tratamento destas doenças.

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS INDICADOS PARA PREVENIR PROBLEMAS CARDIOVASCULARES?

O melhor estilo alimentar para a saúde do coração é a mediterrânea, rica em alimentos frescos e naturais como frutas, legumes, gorduras boas (como peixes, azeite e castanhas) e alimentos integrais (grão de bico, semente de abóbora e linhaça), mantendo um estilo de vida saudável, reduzindo o stress e incluindo a atividade física na rotina. Desta maneira reduzimos a presença de marcadores inflamatórios e prevenimos a formação de placas nas artérias.

UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É UMA IMPORTANTE ALIADA NA PREVENÇÃO E NA CURA DE DOENÇAS?

É fundamental a conscientização de que precisamos comer de maneira mais saudável e inteligente, livre de toxinas e produtos industrializados, e com mais comida de verdade. Se dermos o suporte imunológico para o organismo se defender e se recuperar reduzimos as chances de adoecer, até mesmo na presença de fatores genéticos.

Além disso, é importante não se entregar a modismos, restrições e fórmulas mágicas. O segredo está em uma alimentação personalizada e no equilíbrio: coma comida de verdade, faça atividades físicas que tragam prazer, cuide da mente, do espírito e durma bem.

Importante também manter na agenda ao menos um momento no ano para fazer um check-up nutricional. Nosso corpo nos dá sinais para algumas deficiências que podem ser corrigidas com o apoio de um nutricionista: se existe cansaço excessivo, insônia, inchaço, ansiedade ou qualquer outro sintoma, a alimentação é o combustível do corpo e a proteção capaz de fazer a divina máquina humana funcionar perfeitamente!

Fonte:

Revista AG – Jornal A Gazeta – Publicado em 27/08/2017

Revista Exames – Dr Davir Perlmutter